domingo, 12 de maio de 2013

Dentro da Casa (Dans la Maison)


Dir.: François Ozon; Escrito por François Ozon; Com Fabrice Luchini, Ernst Umhauer, Kristin Scott Thomas, Emmanuelle Seigner. 2012 - Califórnia Filmes (105 min. - 14 anos)


Desde os períodos mais remotos da História da humanidade, o homem sempre gostou de ouvir e contar histórias. Dramas, comédias, contos de fadas... Enfim, qualquer hora era hora de contar histórias. Não é de se espantar, portanto, o quanto a prensa de Gutenberg foi importante para todos nós, já que foi ela que possibilitou que histórias de diversos cantos do mundo fossem conhecidos em outros diversos cantos do mundo. E assim, a literatura, aliada às outras artes, se tornou um fator importantíssimo para a formação das culturas nacionais; até que chegou o cinema, que potencializou ainda mais o alcance de uma narrativa, dando-lhe novos traços e possibilidades. Por isso, por brincar com a importância das histórias na vida das pessoas, que "Dentro da Casa" é um filme tão bom.

Dirigido por François Ozon, o filme acompanha Germain, um professor de Francês que se vê desiludido com a vida e com seus alunos - que a cada ano parecem cada vez mais burros. Um dia, porém, ao corrigir uma bateria de redações deploráveis, ele lê uma que se destaca das outras; trata-se do texto de Claude Garcia. Em sua redação, o menino descreve o dia em que foi estudar na casa de um colega seu de turma, Rapha Artole. Porém, se a princípio a redação de Claude parece ser banal, tudo muda quando ele escreve "continua" no final do texto, o que desperta uma grande curiosidade em Germain. O professor, então, acaba encontrando um sentido para sua vida: incentivar aquele aluno a terminar de escrever aquela história, mesmo que isso abale a sua vida e a dos outros. Daí inicia-se uma história que mistura drama, comédia e suspense, e que prende o espectador do início ao fim.

Grande parte do sucesso de "Dentro da Casa" deve-se ao roteiro exemplar de Ozon. Como disse acima, o longa é uma amálgama de diversos gêneros, o que poderia ter resultado, nas mãos de um roteirista inexperiente, uma grande bagunça, que não saberia como equilibrar os diferentes tons da narrativa. Porém, Ozon consegue ultrapassar esse obstáculo e equilibra muito bem a comédia com o drama e o suspense. Em nenhum momento se sente que o filme dê prioridade a algum gênero específico; pelo contrário, é até difícil enquadrá-lo em alguma categoria.

Além disso, os personagens inventados por Ozon são bastante interessantes e complexos. Tudo começa com os dois protagonistas, Germain e Claude. Germain, num primeiro momento, é mostrado como um homem frio, que já perdeu as esperanças com a nova geração. Porém, com a entrada de Claude, a figura de Germain muda completamente, mostrando-se um homem manipulável e falho. Por outro lado, Claude inicia o filme como um garoto que apenas quer melhorar suas notas em Francês, mas que com o passar do tempo se mostra um jovem bastante maturo, e, por vezes, até mais inteligente do que seu próprio mestre. Por isso, a relação professor-aluno é bastante interessante, uma vez que as personalidades se invertem com o desenrolar da trama. Entretanto, vale a pena lembrar que as ótimas atuações de Fabrice Luchini (Germain) e Ernst Umhauer (Claude) são essenciais para trazer ainda mais vida ao texto, que já é de ótima qualidade.

Porém, o aspecto mais envolvente do roteiro de "Dentro da Casa" é a dualidade com a qual a trama se apresenta. Uma vez que todos os acontecimentos que ocorrem dentro da casa dos Artole são narrados por Claude em suas redações, não há como o espectador saber o que é verdade e o que é mentira. Fica no ar, portanto, uma contante dúvida, principalmente depois que Germain passa a dar dicas para Claude sobre como deixar a sua história mais emocionante.

A única ressalva que faço ao roteiro é às cenas relacionadas à inauguração da galeria de arte de Jeanne, esposa de Germain. Apesar de possuírem um ótimo senso de humor e de conterem uma química deliciosa entre Luchini e Kristin Scott Thomas, esses trechos, por vezes, parecem servir de mero alívio cômico à trama principal. Não é nada que prejudique o andamento do filme, mas também não é algo imperceptível.

Além do ótimo roteiro, "Dentro da Casa" conta com uma direção primorosa de Ozon. O diretor é daqueles que além de saber dirigir muito bem o seu elenco, consegue fazer um filme de extremo bom gosto, mesmo quando a sua história caminha por assuntos polêmicos, como o caso amoroso entre um adolescente e uma mulher de meia idade. Por causa disso, elogios devem ser feitos à fotografia de Jérôme Alméras e a todo o resto da equipe.

Um dos melhores filmes deste início de 2013, "Dentro da Casa" é um exemplo de como fazer cinema acessível e inteligente, mostrando que esse dois adjetivos, com um pouco de esforço, combinam tanto quanto cinema e pipoca.

NOTA: 4/5


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