Dir.: Andrucha Waddington; Escrito por Nina Crintzs, Rafael Dragaud, Marcelo Vindicato e Andrucha Waddington; Com Marcelo Adnet, Eduardo Sterblitch, Mariana Ximenes. 2012 - Warner (
Eu, assim como muita gente, estranhei quando saiu a notícia de que o diretor Andrucha Waddington dirigiria uma comédia mais próxima da chanchada, afinal ele é mais conhecido por seus dramas como "Casa de Areia" e "Eu, Tu, Eles". Achei ainda mais esquisito quando soube que o filme ia ser protagonizado por dois comediantes de fama televisiva: Marcelo Adnet, o homem que fez com que a MTV começasse a investir pesado em programas humorísticos, e Eduardo Sterblitch, integrante do "Pânico na TV", uma atração conhecida pela sua falta de bom-gosto. Mas não é que apesar dos pesares "Os Penetras", o fruto dessa mistura inusitada, é um filme bastante divertido?
O longa conta a história do encontro entre dois indivíduos bastante diferentes, Marco Polo e Beto. Se por um lado Marco é um típico malandro carioca, daqueles cheios de contatos e com um dom para enganar turistas, por outro Beto é um ingênuo homem do interior que chega ao Rio de Janeiro à procura da mulher que o deixou, Laura.
Ao notar que Beto guarda um bela quantia de dinheiro na sua carteira, Marco Polo resolve "ajudar" o pobre coitado a encontrar Laura. Ao adentrar as portas do Hotel Fasano, Marco descobre quem é a tal moça e que ela está acompanhada de um velho bastante rico, já que ela é uma prostituta de luxo.
Mesmo assim, ele resolve continuar a ajudar Beto a se reconciliar com o seu grande amor. Tudo para poder lhe arrancar mais dinheiro. Dessa forma, eles penetram algumas festas às vésperas do Ano Novo a fim de juntar Beto e Laura novamente. Só que claro, isso não vai acontecer tão fácil assim.
Primeiro de tudo, o que já causa uma boa impressão em "Os Penetras" é a ótima utilização de seu elenco. Marcelo Adnet, apesar de ser feio para ser o garanhão da história, diverte como o malandro Marco Polo, principalmente quando está junto de seu parceiro de golpes, Nelson, interpretado por Stepan Nercessian. Eduardo Sterblitch surpreende e faz de Beto muito mais do que o homem ingênuo do interior. Ele possui cenas engraçadíssimas como uma em que ele dança com uma bailarina russa no meio de uma festa elegantíssima. Já a representante feminina do elenco, Mariana Ximenes, está ótima como Laura, a prostituta da qual Marco e Beto estão atrás.
Além disso, o filme conta com participações especiais de vários rostos conhecidos como Luiz Gustavo, Miele, Suzana Vieira e Andréa Beltrão.
Um outro motivo pelo qual vale a pena ver "Os Penetras" é o cuidado com o qual Andrucha Waddington filma o longa. Talvez por ter ganhado fama no cinema, Waddington evita com que "Os Penetras" fique parecendo um programa de televisão, uma maldição que vem assolando vários sucessos do cinema nacional. Aqui a fotografia é muito bem realizada e há até alguns posicionamentos de câmera bastante inusitados, mas que funcionam perfeitamente.
Enfim, "Os Penetras" não é nenhum filme digno de prêmio ou com maiores pretensões do que ser mero entretenimento. Mesmo assim, o longa de Andrucha Waddington diverte (e muito) com as desventuras de Marco Polo e Beto.
NOTA: 3.5/5
Nenhum comentário:
Postar um comentário