sábado, 18 de agosto de 2012

O Que Esperar Quando Você Está Esperando (What to Expect When You're Expecting)


Dir.: Kirk Jones; Escrito por: Shauna Cross e Heather Hach; Com Cameron Diaz, Jennifer Lopez, Elizabeth Banks, Rodrigo Santoro. 2012 - Universal (110 min.)


A gravidez, possivelmente pela quantidade de piadas que podem ser feitas a partir de suas contrações, gases, vômitos, mudanças de humor e afins, sempre foi um tema recorrente em comédias. Por exemplo, o oscarizado "Juno" acompanhava os dilemas de uma adolescente que ficava grávida de um amigo e em "Ligeiramente Grávidos" dois desconhecidos se unem quando descobrem que vão ter um bebê. Isso sem contar com "Junior", aquele filme em que Arnold Schwarzenegger ficava grávido, provando que o assunto realmente já foi motivo para tudo que é tipo de comédia.

Mesmo assim, Hollywood encontrou um jeito de pegar vários atores e atrizes conhecidos e juntá-los numa comédia sobre a gravidez, dando origem a "O Que Esperar Quando Você Está Esperando". A grande diferença é que este filme, dirigido por Kirk Jones, é baseado no guia homônimo para grávidas, escrito por Heidi Murkoff e lançado em 1984. Em resumo, os produtores quiseram fazer uma versão de "Tudo que Você Sempre Quis Saber Sobre Sexo, Mas Tinha Medo de Perguntar" de Woody Allen, que por sua vez também é baseado em uma espécie de guia, só que para mulheres que já passaram ou desejam passar pela experiência de ser mãe.

Por seguir a mesma cartilha de filmes como "Simplesmente Amor" e "Idas e Vindas do Amor", compostos por diversas histórias semi-independentes protagonizadas por um elenco recheado de faces conhecidas, "O Que Esperar..." é, sem dúvidas, um filme episódico e irregular. Como na maioria dos filmes que seguem essa estrutura, uma das tramas sempre é mais interessante do que as outras. Por outro lado, há também aquela história que simplesmente não decola. 

Em "O Que Esperar..." são apresentadas quatro histórias. A primeira delas, protagonizada por Jennifer Lopez e Rodrigo Santoro, envolve um casal que, após gastar todas as economias em tratamentos de fertilização fracassados, decide adotar um bebê etíope; numa outra, uma apresentadora de televisão, vivida por Cameron Diaz, engravida de seu instrutor de dança, interpretado por Matthew Morrison (da série de tevê "Glee"), com quem mantinha um relacionamento secreto; a terceira trama, envolve um casal de jovens, vividos por Anna Kendrick e Chace Crawford, que após transarem uma única vez, veem-se grávidos; e a última conta as desventuras de uma especialista em bebês, interpretada por Elizabeth Banks, durante a sua primeira gravidez, sendo que, ao mesmo tempo, a sua sogra (mais nova que ela!) também engravida.

De todas as quatro histórias, a melhor, na minha opinião, é a protagonizada por Banks. Primeiramente, é a que possui o casal mais crível do longa, pois une uma mulher muito bonita como Banks a um homem gorducho e feioso como Ben Falcone, seu marido no longa. Enquanto isso, os outros casais parecem recém-saídos de uma revista de modas. Não é uma falha grave, mas deixa o longa meio artificial. Em segundo lugar, é o que possui as situações mais engraçadas, não só por ser a trama mais escrachada, como também o elenco é afiado. Banks e Falcone têm química juntos, assim como Dennis Quaid e Brooklyn Decker, que vivem o pai de Gary (personagem de Falcone) e sua esposa bem mais nova (que exige ser chamada de mãe por Gary).

Por outro lado, a trama envolvendo Rosie e Marco, os personagens de Kendrick e Crawford, é a menos interessante pelo simples fato de não combinar com o resto do filme. No geral, "O Que Esperar..." investe num humor mais pastelão e popularesco, enquanto este segmento em particular é mais calmo e, de certa forma, até dramático. Além disso, a personagem de Anna sofre (não é spoiler!) um aborto espontâneo logo no início do filme, o que a deixa em descompasso com as outras personagens. Talvez, a melhor opção para este trecho do longa seria um melhor desenvolvimento num filme-solo, já que a sua história é interessante, uma vez que procura mostrar a relação de um casal após uma fatalidade; entretanto, destoa do conjunto em "O Que Esperar...".

As outras duas histórias tem bons momentos: na de Jennifer Lopez, o melhor é o entrosamento entre Santoro e o grupo de pais com o qual ele sai, entre eles o ótimo Chris Rock; já no de Cameron Diaz, as sátiras a programas como "Dancing with the Stars" e "The Biggest Loser" são um show à parte. Mesmo assim, elas não deixam maiores impressões.

Enfim, "O Que Esperar Quando Você Está Esperando" não é o filme definitivo sobre gravidez nem uma das melhores comédias românticas, entretanto, cumpre bem a sua função de entreter o espectador por duas horas, graças, principalmente, ao seu elenco bastante eficiente.

NOTA: 3/5


Nenhum comentário:

Postar um comentário