segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Época de Prêmios: Annie Award



Foram anunciados hoje, dia 3 de dezembro, os indicados ao prêmio Annie, mais conhecido como o Oscar da animação. A entrega dos prêmios será feita no dia 2 de fevereiro, em Los Angeles. Por ora, vamos analisar os indicados a melhor filme:

* Clicando no nome dos filmes, você terá acesso à sua crítica ou ao seu trailer, caso eu não tenho visto o filme ainda.


O representante da toda-poderosa Pixar este ano, "Valente" conta a história de uma princesa escocesa que decide ir contra as convenções de sua época e mostrar que uma garota consegue ser uma pessoa forte e decidida sem um príncipe encantado. Isso, obviamente, cria um conflito entre mãe e filha, que só poderá ser resolvido depois que algo mágico lhes acontece.

Extremamente bem-feito, belíssimo de se ver e com uma história que desconstrói anos e anos de tradição da Disney, na qual a princesa deve sempre encontrar um príncipe encantado, "Valente" é um grande concorrente não só por estar associado ao nome Pixar, mas também por ser um ótimo filme de animação.

Entretanto, pode encontrar certas dificuldades já que é considerado por muitos um filme bom, mas menor se comparado ao repertório do estúdio que nos deu "Toy Story", "Wall-E", "Procurando Nemo", "Os Incríveis", entre outros.

Dirigido pelo mestre Tim Burton, "Frankenweenie" apresenta uma nova versão da famosa história do dr. Frankenstein e sua criação. Aqui, Victor, um menino solitário, tenta trazer de volta à vida Sparky, o seu amado cachorrinho que morreu após ter sido atropelado.

O filme é um típico trabalho de Burton, com fotografia e direção de arte impecáveis. Além disso, é considerado por muitos críticos o melhor filme de Burton desde "Sweeney Todd: o Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet". Vale lembrar também que quando se fala em prêmios, Tim Burton tem mais sorte quando dirige animações.

Porém, Burton é um gosto adquirido e tem aqueles que não gostam de seus filmes. Isso, sem dúvidas, poderia prejudicar a campanha de "Frankenweenie".

Primeiro longa-metragem do veterano Genndy Tartakovsky, criador de desenhos animados clássicos como "O Laboratório de Dexter" e "Samurai Jack", "Hotel Transilvânia" acompanha o Conde Drácula e as preparações para o aniversário de 118 anos de sua filha, que acontecerá no hotel do título. Porém, não só a festa como a segurança dos hóspedes entra em risco quando um humano se infiltra no hotel, dito como o único local seguro para os monstros.

Pode ter dificuldades de ganhar prêmios, pois apesar de ter uma história, no mínimo, criativa e personagens bastante cativantes, o filme recebeu opiniões mistas dos críticos. Isso sem contar que têm aqueles que consideram este filme como apenas mais um da marca Adam Sandler, uma vez que o ator dubla o personagem principal, e vários de seus amigos como Kevin James, David Spade e Steve Buscemi também fazem parte do elenco de dubladores.

Produção do estúdio Laika, o mesmo de "Coraline e o Mundo Secreto", "ParaNorman" conta a história de Norman, um menino que tem a habilidade de falar com os mortos, e que deve usar esse dom para proteger a pequena cidade onde vive de uma maldição secular.

Infelizmente, não consegui ver este filme quando passou nos cinemas aqui no Brasil, entretanto foi muito bem recebido pela crítica, que elogiou a qualidade da animação e do roteiro. Além disso, o filme tem como diferencial o uso do stop-motion, marca da Laika, que usou a mesma técnica em "Coraline".

Por outro lado, o longa possui semelhanças com outro concorrente, "Frankenweenie", ambos têm uma história macabra como também foram feitos através da técnica do stop-motion, e os votantes podem acabar favorecendo o filme da Disney, não só por ser em preto-e-branco (um diferencial e tanto!) como também por ter as credenciais de Tim Burton.

Surpreendentemente, "A Origem dos Guardiões" é o único representante da Dreamworks Animation este ano na categoria principal do Annie (um prêmio que costuma ser bastante gentil com o estúdio). O longa, considerado "Os Vingadores" para crianças, apresenta a reunião de seres fantásticos (Jack Frost, Papai Noel, Coelho da Páscoa, Fada do Dente e Sandman) para impedir os planos diabólicos de Fitch, vulgo o Bicho-Papão.

Ainda não tive a chance de conferir este filme que estreou no Brasil neste último final de semana, porém, pelas críticas que li, parece ser apenas mais um filme eficiente da Dreamworks do que um grande concorrente aos principais prêmios. Portanto, está mais para "Megamente" do que "Shrek". Além disso, o filme foi considerado um relativo fracasso de bilheteria nos EUA para o estúdio chefiado por Jeffrey Katzenberg.

Entretanto, como já disse, o Annie Awards costuma ser bastante amigável com a Dreamworks Animations, o que pode aumentar as chances de sucesso do filme.

Terceiro candidato feito em stop-motion, "Piratas Pirados" acompanha as aventuras de um capitão que deseja ganhar o prêmio de Pirata do Ano. Para isso, ele tem que derrotar vários de seus inimigos e até a própria Rainha Vitória, que é totalmente contra os piratas.

Cria do famoso estúdio britânico Aardman, "Piratas Pirados" é dirigido por Peter Lord, realizador de "A Fuga das Galinhas", até hoje a mais bem-sucedida animação em stop-motion. Essas credenciais mais a boa recepção do filme pela crítica podem favorecer o longa. Isso sem contar que "Piratas Pirados" é o primeiro filme da Aardman em stop-motion desde "Wallace e Gromit - A Batalha dos Vegetais", que ganhou o Annie de melhor filme em 2006.

Entretanto, o filme não foi um sucesso de bilheteria e foi lançado no início do ano, o que pode ocasionar um certo esquecimento por parte dos votantes.

Sem dúvidas, entre os indicados, este é o grande azarão. Este filme francês, que faz uso da animação tradicional, conta a história de um gato que, ao comer um papagaio, mostra-se um grande conhecedor das religiões, tanto que deseja ter o seu próprio bar mitzvah.

Uma grande sátira, mas também homenagem, à diversidade religiosa, "O Gato do Rabino" é um dos melhores filmes de animação que tive o prazer de ver este ano (ele foi exibido aqui no Brasil no circuito alternativo). Entretanto, ter sido indicado foi a sua grande vitória, já que as suas chances de efetivamente ganhar são poucas. É mais um exemplo do reconhecimento que os grandes prêmios norte-americanos têm dado às animações estrangeiras recentemente.

"Detona Ralph" conta a história de Ralph, vilão de um jogo de arcade, que decide parar de fazer malvadezas e iniciar uma missão para se tornar um grande herói. Porém, esta busca vai bagunçar o mundo de vários jogos do fliperama onde vive.

Este filme da Disney, que estreia aqui no Brasil no dia 4 de janeiro, não só recebeu algumas das melhores críticas entre os filmes de animação deste ano como também vem sendo um grande sucesso de público. Isso o põe como um dos grandes concorrentes na categoria, fazendo frente aos outros favoritos, "Valente" e "Frankenweenie". Além disso, esta parece ser a melhor chance do Annie parabenizar a área de animação da Disney, que tem presenciado o seu renascimento depois que o veterano John Lasseter passou a chefiá-la.

Entretanto, "Detona Ralph" pode encontrar o preconceito de alguns votantes por ter uma temática bastante ligada ao mundo dos games. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário