segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Época de Prêmios: Associação de Críticos de Nova York



Foi divulgado ao longo desta tarde do dia 3 de dezembro os vencedores dos prêmios da Associação de Críticos de Nova York (NYFCC, na sigla em inglês). Esta, que é a associação de críticos mais importante dos EUA, confirmou o favoritismo pelos filmes "A Hora Mais Escura" e "Lincoln", entregando três prêmios para cada um. Eis os vencedores:


Exibido semana passada para os críticos, "A Hora Mais Escura" vem ganhando força na corrida pelos prêmios. O filme, que narra a missão que levou à morte do terrorista Osama Bin Laden, é o primeiro filme de Kathryn Bigelow desde o super-premiado "Guerra ao Terror".



MELHOR DIRETOR: Kathryn Bigelow por "A Hora Mais Escura"

A diretora do grande ganhador da premiação também foi reconhecida, recebendo o mesmo prêmio que ganhou em 2009 por "Guerra ao Terror". A partir de agora, podemos esperar a aparição não só do filme, mas também do nome de Kathryn em diversas premiações desta temporada. 







MELHOR ATOR: Daniel Day-Lewis por "Lincoln" (idem)

Com este prêmio, Daniel Day-Lewis comprova a sua força nesta temporada de prêmios na qual, por enquanto, ele é o grande favorito. Lembrando que se a sua campanha continuar forte até o Oscar, a sua interpretação do ex-presidente norte-americano pode lhe render uma terceira vitória na premiação, depois de ganhar por "Meu Pé Esquerdo" e "Sangue Negro".

MELHOR ATRIZ: Rachel Weisz por "The Deep Blue Sea"

A grande surpresa ficou por conta da vitória de Rachel Weisz na categoria Melhor Atriz por "The Deep Blue Sea", um filme que foi pouco visto e que estreou em março nos EUA. Esta é a primeira vez que a atriz é indicada a algum prêmio dado pela NYFCC, e logo de cara derrotou as duas favoritas: Jennifer Lawrence por "O Lado Bom da Vida" e Jessica Chastain por "A Hora Mais Escura". A grande questão agora é saber se essa vitória vai ser considerada apenas um ponto fora da curva ou se a Music Box Films (distribuidora do filme nos EUA) vai iniciar uma campanha por indicações a Weisz nos grandes prêmios.

MELHOR ATOR COADJUVANTE: Matthew McConaughey por "Magic Mike" e "Bernie"

Nesta categoria, Matthew McConaughey ganhou por dois filmes: a comédia dramática "Magic Mike" e a comédia de humor negro "Bernie". Com esta vitória e a sua dupla indicação no Independent Spirit Award (ator por "Killer Joe" e ator coadjuvante por "Magic Mike"), já não vou mais me surpreender se McConaughey for indicado a prêmios maiores como o Globo de Ouro, o SAG Awards ou até o Oscar.

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE: Sally Field por "Lincoln"

Assim como aconteceu com o seu parceiro de cena, Daniel Day-Lewis, a vitória de Sally Field só deixou mais claro o favoritismo da indústria. Portanto, não se surpreenda se Field ganhar ainda mais prêmios por seu papel em "Lincoln", no qual ela vive a esposa do ex-presidente.


MELHOR ANIMAÇÃO: "Frankenweenie" (idem)

Bom sinal para a campanha do filme de Tim Burton, porém vale ressaltar que a última vez que o filme premiado pela NYFCC ganhou o Oscar foi em 2008, quando "Wall-E" levou tudo quanto era prêmio. Mesmo assim, só outras três vezes a NYFCC concordou com a Academia, quando premiou "Happy Feet - O Pinguim", "Os Incríveis" e "A Viagem de Chihiro".


MELHOR FILME ESTRANGEIRO: "Amor" (Amour)

Já é quase certo que o novo filme do diretor austríaco Michael Haneke vai ganhar todos os prêmios a que for indicado, pelo menos na categoria de Filme Estrangeiro. Mas do jeito que tudo está, não duvido que o grande ganhador do Festival de Cannes e do European Film Awards venha a ser indicado a categorias mais importantes como Melhor Atriz, Ator, e quem sabe, Diretor e Filme. É só a Sony Pictures Classics (distribuidora do filme nos EUA) fazer uma forte campanha.

MELHOR ROTEIRO: "Lincoln"
MELHOR PRIMEIRO FILME: "How to Survive a Plague", de David France
MELHOR DOCUMENTÁRIO: "The Central Park Five"
MELHOR FOTOGRAFIA: "A Hora Mais Escura"

Nenhum comentário:

Postar um comentário