domingo, 9 de dezembro de 2012

Época de Prêmios: Associação de Críticos de Los Angeles



Hoje, dia 9 de dezembro, foram anunciados os vencedores dos prêmios cedidos pela Associação de Críticos de Los Angeles. Diferentemente das recentes premiações, os críticos de LA deram pouca atenção a "A Hora Mais Escura", filme de Kathryn Bigelow sobre a caçada ao terrorista Osama Bin Laden. Ao invés disso, os grandes vencedores foram "O Mestre" do diretor Paul Thomas Anderson e "Amor", dirigido pelo austríaco Michael Haneke. Vamos à lista, então:

MELHOR FILME: "Amor" (2º lugar: "O Mestre")

Esta categoria é interessante, pois "Amor" vinha tendo bastante sucesso na categoria de filme estrangeiro, entretanto o máximo que conseguia fora dessa área eram láureas à protagonista Emmanuelle Riva. Com a vitória em LA, é provável que a Sony Pictures Classics (distribuidora do filme no EUA) reforce ainda mais a campanha do filme por um lugar entre os indicados a Melhor Filme no Oscar. Já "O Mestre", que levou o 2º lugar, não vinha tendo tanto sucesso entre as associações de críticos, portanto a sua menção por parte dos críticos de LA trouxe um novo gás à sua campanha.

MELHOR DIRETOR: Paul Thomas Anderson por "O Mestre" (2º lugar: Kathryn Bigelow por "A Hora Mais Escura")

A vitória de P. T. Anderson entre os críticos de Los Angeles já era esperada, mas nem por isso é menos importante. Entretanto, vale a pena notar o 2º lugar de Kathryn Bigelow, demonstrando a força que ela vem tendo neste início de temporada de prêmios.

MELHOR ATRIZ: Jennifer Lawrence por "O Lado Bom da Vida" e Emmanuelle Riva por "Amor" (empate)

Não há nenhuma surpresa nessa categoria além do empate. Jennifer Lawrence ganhou o seu primeiro prêmio por "O Lado Bom da Vida" nesta temporada e Emmanuelle Riva continua mostrando que é uma forte candidata aos prêmios de melhor atriz. Talvez o único estranhamento seja a ausência de Jessica Chastain, que vem tendo sucesso nas premiações por sua performance em "A Hora Mais Escura".

MELHOR ATOR: Joaquin Phoenix por "O Mestre" (2º lugar: Denis Lavant por "Holy Motors")

Essa vitória para Joaquin Phoenix pode representar um impulso necessário em sua campanha para fazer frente ao favorito Daniel Day-Lewis de "Lincoln". Mas o melhor dessa categoria foi o reconhecimento dado a Denis Lavant por seu tour-de-force em "Holy Motors". A sua incrível performance (ele interpreta quase uma dúzia de personagens!) é a melhor qualidade do filme de Leos Carax.

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE: Amy Adams por "O Mestre" (2º lugar: Anne Hathaway por "Os Miseráveis" e "Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge")

Assim como seu colega de elenco, Joaquin Phoenix, Amy Adams teve uma vitória necessária com os críticos de LA, fortalecendo a sua campanha. Na verdade, todas as vitórias de "O Mestre" hoje foram bastante importantes, já que o filme vinha perdendo força, uma vez que ele já tinha estreado em setembro. Sobre Anne Hathaway, achei interessante os críticos de LA terem reconhecido não só a sua interpretação de Fantine em "Os Miseráveis", mas também a sua Mulher-Gato de "O Cavaleiro das Trevas Ressurge". 

MELHOR ATOR COADJUVANTE: Dwight Henry por "Indomável Sonhadora" (2º lugar: Christoph Waltz por "Django Livre")

Eu tive o prazer de assistir a "Indomável Sonhadora" no Festival do Rio deste ano, e não só o filme como um todo é ótimo, mas as atuações também são muito boas. Por isso, fiquei bastante feliz com a vitória de Dwight Henry com os críticos de LA. Além disso, ajuda bastante não só em sua campanha, mas também na campanha do filme, já que esta vitória lhe dá ainda mais visibilidade. O 2º lugar foi para Christoph Waltz pelo novo filme de Quentin Tarantino, e aqui ficam algumas dúvidas: por quem a The Weinstein Company (distribuidora do filme nos EUA) vai fazer campanha: Leonardo DiCaprio, Waltz ou os dois? Além disso, há discussões sobre o papel de Waltz no filme: alguns o consideram coadjuvante, outros protagonista.

MELHOR ANIMAÇÃO: "Frankenweenie" (2º lugar: "It's Such a Beautiful Day")

Mais uma vitória para "Frankenweenie" de Tim Burton. Será que o diretor vai finalmente ganhar o seu primeiro Oscar? Sobre o segundo colocado, eu não sei nada. O que sei é que é um filme de pouco mais de uma hora de duração.

MELHOR ROTEIRO: "Argo" (2º lugar: "O Lado Bom da Vida")
MELHOR EDIÇÃO: "A Hora Mais Escura" (2º lugar: "Argo")
MELHOR FOTOGRAFIA: "007 - Operação Skyfall" (2º lugar: "O Mestre")
MELHOR DOCUMENTÁRIO: "The Gatekeepers" (2º lugar: "Searching for Sugar Man")
MELHOR TRILHA SONORA: "Indomável Sonhadora" (2º lugar: "O Mestre")
MELHOR DIREÇÃO DE ARTE: "O Mestre" (2º lugar: "Moonrise Kingdom")
PRÊMIO DOUGLAS EDWARD PARA FILMES/VÍDEOS EXPERIMENTAIS/INDEPENDENTES: "Leviathan"


Mudando de assunto, achei interessante citar a premiação da Associação dos Críticos de Boston, que apesar de ter premiado muitos dos favoritos ("A Hora Mais Escura", "Lincoln", "Frankenweenie" etc.), também nos trouxe algumas surpresas.

Uma delas foi a vitória de Ezra Miller na categoria ator coadjuvante por sua performance em "As Vantagens de Ser Invisível" e o 2º lugar de Emma Watson na categoria atriz coadjuvante pelo mesmo filme. Ambos estão ótimos no longa de Stephen Chbosky, que por sua vez, é muito bom também. Além disso, a categoria elenco também surpreendeu com a vitória de "Sete Psicopatas e um Shih-Tzu" (estreia no Brasil dia 4 de janeiro) sobre o queridinho dos críticos, "Moonrise Kingdom" de Wes Anderson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário