Dir.: Wes Anderson; Escrito por Wes Anderson e Roman Coppola; Com Bruce Willis, Edward Norton, Bill Murray, Frances McDormand. 2012 - Universal (94 min. - 12 anos)
Quando estreou no Festival de Cannes deste ano, em maio, "Moonrise Kingdom" foi adorado por todos. O que não faltaram foram elogios ao mais recente filme do diretor norte-americano Wes Anderson. Quando foi lançado nos cinemas da América do Norte, tornou-se instantaneamente um sucesso de bilheteria, rendendo 45 milhões de dólares sobre um orçamento de apenas 16 milhões. Portanto, é inegável a aceitação do filme tanto por parte dos críticos como também por parte do público. Entretanto, "Moonrise Kingdom" não me convenceu.
O longa, escrito por Anderson e por Roman Coppola (filho de Francis Ford e irmão de Sofia), narra o amor entre dois adolescentes, um menino órfão, membro do grupo dos escoteiros, e uma menina infeliz, filha de um bem-sucedido casal de advogados. Tudo começa quando ambos se conhecem numa apresentação de fim de ano da igreja e se interessam um pelo outro à primeira vista. Eles veem aí a oportunidade perfeita para fugir de suas vidinhas miseráveis e começarem a ser felizes.
Entretanto, quando os dois jovens somem, ainda mais às vésperas de uma terrível tempestade, toda a ilha de New Penzance se mobiliza para encontrá-los. Daí ocorrem uma série de confusões e indas-e-vindas que só vendo o filme para saber.
O longa, na realidade, até começa bem, tendo uma das melhores cenas de abertura que eu vi este ano no cinema. Além disso, é indiscutível a criatividade do diretor na hora de contar uma história. Anderson faz uso da edição, da trilha-sonora, da fotografia, enfim, de tudo para incrementar ainda mais a narrativa, e não apenas usá-los como um conjunto de acessórios.
Não é por nada que a fotografia de Robert Yeoman (frequente colaborador de Anderson), a trilha-sonora de Alexandre Desplat, a edição de Andrew Weisblum, o figurino de Kasia Walicka-Maimone, entre outros aspectos técnicos do filme sejam, realmente, suas maiores qualidades.
Além disso, o elenco também não deixa nada a desejar. Astros como Bruce Willis, Frances McDormand, Bill Murray, Edward Norton e Tilda Swinton estão todos muito bem, isso sem contar com o elenco juvenil que é ótimo. Mas quem rouba a cena mesmo são os dois protagonistas: Jared Gilman e Kara Hayward.
O problema, porém, de "Moonrise Kingdom" é que apesar de ter inúmeros pontos a seu favor, o filme me pareceu constantemente monótono. Fica a impressão de que o longa funciona muito mais como promessa do que como execução, já que em nenhum momento eu realmente me diverti (em alguns trechos eu dei umas risadinhas, mas nada mais que isso) ou me emocionei. Isso sem contar o final que é uma verdadeira desgraça, no qual fica parecendo que os roteiristas não sabiam o que fazer e resolveram inventar qualquer besteira para dar desfecho ao filme.
No final das contas, eu saí decepcionado de "Moonrise Kingdom", pois dava para ver que o filme poderia ser ótimo, pena que o principal, a história, não seja tão interessante quanto o resto.
NOTA: 2.5/5
Nenhum comentário:
Postar um comentário