terça-feira, 16 de abril de 2013

O Profissional (Léon)


Dir.: Luc Besson; Escrito por Luc Besson; Com Jean Reno, Gary Oldman, Natalie Portman. 1994 - Sony (110 min. - 14 anos)


Léon é um experiente assassino de aluguel, contratado apenas para as missões mais difíceis de serem realizadas. Para chegar a esse nível, ele nunca se deixou levar pelas emoções. Porém, quando a família que mora no apartamento ao lado do seu é brutalmente assassinada por um policial corrupto e seus capangas, sobrando apenas a filha do meio, Mathilda, que, por sorte, tinha ido ao mercado na hora do massacre, Léon se mostra solidário à menina e decide ajudá-la a vingar a morte de seu irmãozinho, o único membro de sua família pela qual ela tinha qualquer tipo de afeto.

Quinto filme do diretor Luc Besson, "O Profissional" é um ótimo filme de ação dos meados da década de 1990. Protagonizado por Jean Reno, numa performance inspirada, o longa se beneficia enormemente de seu ótimo roteiro, escrito pelo próprio Besson. Misturando sequências de ação de tirar o fôlego com momentos de humor satírico (algo que ele levaria ao extremo em seu filme seguinte, "O Quinto Elemento"), mas também demonstrando um tato para a doçura e para o sentimentalismo em meio à desgraça, "O Profissional" têm elementos para agradar a gregos e troianos.

O elenco também contribui bastante para a agradabilidade do filme. Além de Reno, a presença de Natalie Portman - à época ainda na adolescência - como a jovem Mathilda, já mostrando todo o seu potencial como atriz, também traz muita simpatia para o filme, ajudando a balancear o tema violento com o relacionamento afetuoso entre a sua personagem e o protagonista. Como o policial Stansfield, o grande vilão do filme, Gary Oldman está excelente, fazendo de sua personagem um misto de bandido e comediante. Não é por nada que muitos dos melhores momentos do filme estão por conta dele.

Como se tudo isso já não fosse o bastante, a direção super eficiente de Besson traz muito dinamismo ao filme, fazendo com que não sintamos em nenhum momento as quase duas horas de duração do longa. Merece parabéns também o compositor Eric Serra, que com suas criações musicais consegue beneficiar ainda mais o ritmo acelerado do filme.

Uma combinação de filme de ação, drama e comédia, "O Profissional" é uma ótima pedida tanto para os cinéfilos quanto para o espectador comum. Em ambos os casos, a diversão é garantida!

NOTA: 4/5


Nenhum comentário:

Postar um comentário