sexta-feira, 6 de julho de 2012

Por Uma Vida Menos Ordinária (A Life Less Ordinary)


Dir.: Danny Boyle; Escrito por John Hodge; Com Ewan McGregor, Cameron Diaz, Holly Hunter. 1997 - Fox (103 min. - 12 anos)


Como o cartaz do filme faz questão de deixar bem claro, "Por uma Vida Menos Ordinária" é uma história de amor distorcida dos mesmos criadores de "Trainspotting - Sem Limites". Só essa frase já deixa a entender que essa comédia romântica não é que nem as outras, apesar de ser bastante previsível; e realmente, "Por uma Vida Menos Ordinária" é, no mínimo, é uma viagem muito louca, mas nem por isso menos satisfatória.

O filme já começa com uma visão bastante bem-humorada do Céu, na qual este é representado como um escritório caótico todo pintado de branco comandado pelo arcanjo Gabriel, que está incrivelmente insatisfeito com a quantidade de divórcios que estão sendo assinados na Terra. Ele, então, chama dois de seus funcionários mais confiáveis, O'Reilly e Jackson, e lhes dá a difícil missão de unir dois completos opostos. Ainda por cima, caso eles falhem, eles serão condenados à vida terrestre para o resto da eternidade.

Os dois opostos que devem ser unidos a qualquer custo são Robert e Celine. Ele é um faxineiro que é demitido da firma onde trabalha, pois o seu cargo passou a ser ocupado por robôs, que podem fazer a mesma função muito mais rápido e sem reclamar ou perder tempo conversando. Enquanto isso, ela é uma herdeira que nunca teve que trabalhar em toda sua vida. Ao invés disso, seus dias se resumem a ficar à beira da piscina e praticar tiro ao alvo com os funcionários de sua mansão. Entretanto, as vidas de Robert e Celine se cruzam quando ele resolve se vingar de seu ex-chefe, sequestrando a sua filha que, coincidência ou não, é a Celine da qual já falamos.

Só pela sinopse já dá para perceber que "Por uma Vida Menos Ordinária" é um daqueles filmes frenéticos em que acontecem mil coisas ao mesmo tempo, mas apesar disso ser normalmente o defeito de muitos filmes, aqui é, talvez, a sua maior qualidade. Dessa forma, o filme nunca fica monótono; não há um único momento que se estenda mais do que deve. Enfim, o filme não sofre daquelas malditas "barrigas". Por outro lado, o seu ritmo acelerado pode ser um motivo de distanciamento para alguns. Portanto, fica aqui o aviso.

Outro ponto positivo do filme é o casal de protagonistas vivido por Ewan McGregor e Cameron Diaz. Os dois têm bastante química juntos e têm um ótimo timing para comédia. Cenas como a da cabine telefônica, na qual Celine ensina Robert a ameaçar alguém pelo telefone, ou a do karaokê só dão certo porque os dois atores estão muito bem. Se fosse outro casal, essas cenas, possivelmente, não teriam a mesma graça.

Falando em casal, os anjos vividos por Holly Hunter (O'Reilly) e Delroy Lindo (Jackson) também são bastante divertidos em suas inúmeras tentativas de juntar sequestrador e refém.

Recheado de humor negro e com uma fotografia vibrante, assim como o filme, "Por uma Vida Menos Ordinária" é, geralmente, visto com um dos piores longas do diretor Danny Boyle. Discordo totalmente! Me diverti muito e gostei de ver um filme mais leve depois dos densos "Cova Rasa" e "Trainspotting - Sem Limites".

NOTA: 3.5/5


Nenhum comentário:

Postar um comentário