Dir.: Jennifer Westfeldt; Escrito por Jennifer Westfeldt; Com Jennifer Westfeldt, Adam Scott, Maya Rudolph, Kristen Wiig. 2011 - Paris (107 min.)
Quando foi lançado o trailer de "Solteiros com Filhos", parecia que teríamos uma reunião do elenco de "Missão Madrinha de Casamento" menos de um ano depois de seu lançamento. Muitos esperavam, portanto, que este filme dirigido/escrito/estrelado por Jennifer Westfeldt fosse ser uma comédia sem o menor pudor, assim como o sucesso do diretor Paul Feig. Entretanto, "Missão Madrinha de Casamento" e "Solteiros com Filhos" não poderiam ser dois filmes mais diferentes um do outro.
Apesar de ter em seu elenco quatro integrantes do filme de 2011 - Kristen Wiig (que co-escreveu e estrelou "Missão de Madrinha de Casamento"), Maya Rudolph, Jon Hamm e Chris O'Dowd -, "Solteiros com Filhos" é um drama com toques de comédia, enquanto o filme das madrinhas era uma comédia extremamente escrachada.
No filme de Westfeldt, a protagonista é Julie, uma mulher que de um ponto de vista material, deveria ser uma pessoa bastante feliz, entretanto, por dentro ela não está nada contente. Seus amigos estão tendo filhos e com isso os jantares e as noitadas estão se tornando eventos cada vez mais raros. Além disso, ela própria tem o desejo de ser mãe, porém ainda não encontrou o cara certo. O problema é que Julie já está chegando aos 40 anos e esta pode ser a última chance de realizar o seu sonho.
Para resolver este problema, então, seu melhor amigo, Jason, lhe faz uma proposta: os dois transam, têm um filho, mas não constrõem uma relação amorosa entre eles; dessa forma ambos conseguem o que tanto querem (Jason também quer ter um filho) e não precisam enfrentar as agruras do casamento. Porém, depois que o filho dos dois nasce, eles percebem que este plano que, aparentemente, era perfeito, é, na verdade, uma faca de dois gumes.
Guiado por muitas cenas de diálogo, "Solteiros com Filhos" não é o seu típico filme romântico norte-americano, pelo contrário, em nenhum momento ele apela para o sentimentalismo nem para a fantasia. Aqui, todos os acontecimentos podem realmente acontecer na vida real, portanto, as idas e vindas amorosas são constantes ao longo de seus 107 minutos de duração.
Apesar de às vezes se alongar demais, principalmente em seu último ato, o filme possui cenas bastante interessantes graças ao seu roteiro competente. Todos os seus diálogos têm uma razão de ser, falam coisas inteligentes, contribuem para o enredo do filme. Momentos como o climático jantar entre os amigos durante uma viagem de Ano Novo funcionam por causa de seu texto afiado e de seus atores extremamente eficientes.
Falando no elenco, todos estão muito bem. A dupla de protagonistas, Jennifer Westfeldt e Adam Scott possuem uma ótima química juntos, assim como Maya Rudolph e Chris O'Dowd que formam o casal Leslie e Alex. Kristen Wiig mostra que tem um potencial dramático que ainda não foi muito bem explorado (afinal, ela é integrante do Saturday Night Live, ou seja, é, em primeiro lugar, uma comediante) e Jon Hamm consegue fazer de seu personagem, Ben, um homem detestável, mas ao mesmo tempo, compreensível. Até mesmo Megan Fox e Edward Burns, dois atores bastante característicos, têm um bom desempenho como casos amorosos de Jason e Julie, respectivamente.
Em resumo, se você procura um filme para rir bastante, daqueles de cair da cadeira do cinema, esquece! Este filme não vai lhe agradar. Mas se você quer se emocionar, refletir um pouco e, de quebra, dar umas risadinhas, "Solteiros com Filhos" é o filme do seu final de semana.
NOTA: 3.5/5
Nenhum comentário:
Postar um comentário