quinta-feira, 28 de março de 2013

Em Seu Lugar (In Her Shoes)


Dir.: Curtis Hanson; Escrito por Susannah Grant; Com Cameron Diaz, Toni Collette, Shirley MacLaine, Mark Feuerstein. 2005 - Fox (130 min. - 12 anos)


Rose é uma mulher certinha que, apesar de ser bem-sucedida em sua carreira de advogada, tem muito azar quando o assunto é amor/sexo e estética. Por outro lado, sua irmã, Maggie, não consegue se manter em nenhum emprego, é magra e bonita, e não tem do que reclamar sobre sua vida sexual.

Quando Maggie é expulsa da casa de seu pai e de sua madrasta por ficar bêbada pela enésima vez, é Rose quem tem que acolher a irmã mais nova e aturar as suas atitudes repreensíveis. Entretanto, tudo vai por água abaixo quando Maggie transa com o novo affair de Rose, causando ira na irmã, que a expulsa de seu apartamento. Agora, sozinha e na sarjeta, Maggie vai à procura da avó que nunca mais viu após a morte de sua mãe, enquanto  Rose dá uma guinada em sua vida profissional e amorosa.

A história de "Em Seu Lugar" é tão velha quanto Hollywood. Afinal, quantas vezes já não vimos no cinema dramas entre irmãs completamente diferentes? Entretanto, apesar dos pesares, o filme do diretor Curtis Hanson consegue atingir o seu objetivo: emocionar o seu público sem melodrama de mais, nem inteligência de menos.

Apesar da previsibilidade do enredo, "Em Seu Lugar" ganha pontos pela ótima construção de suas personagens femininas. Mesmo que a princípio, Rose e Maggie pareçam que vão ser limitadas a meros esteriótipos - a irmã certinha e feia e a irmã irresponsável e bonita -, com o passar do tempo, o roteiro de Susannah Grant consegue transformá-las em seres humanos críveis, e o melhor, nada caricaturais. O mesmo se aplica à avô das protagonistas, Ella, que poderia facilmente ter se tornado a típica senhora linha-dura.

Porém, vale lembrar que um roteiro bem escrito não é suficiente; o elenco também é bastante importante. Quem conhece o trabalho de Toni Collette, sabe que ela é uma grande atriz, e em "Em Seu Lugar" ela faz jus à sua reputação, entregando uma adorável performance como Rose. Cameron Diaz, por sua vez, parece que nasceu para interpretar Maggie, um papel que concilia muito bem o drama e a comédia; e a atriz (que, diga-se de passagem, é uma das minhas favoritas) tem um dos melhores momentos de sua carreira como a personagem. Em uma participação de luxo, Shirley MacLaine está ótima como Ella, além de possuir uma ótima química com as suas netas de mentirinha. Entre os artistas secundários, sobressaem todo o elenco de apoio do condomínio da terceira idade onde Ella vive e Candice Azzara como Sydelle, a detestável madrasta de Rose e Maggie.

Entre as várias reclamações que se faz ao cinema comercial voltado ao público feminino estão a "idiotização" da plateia e as histórias sem um pingo de verossimilhança. Se formos por esse caminho, "Em Seu Lugar", que apesar de ser previsível e mais longo do que deveria, é um ponto fora da curva, já que traz personagens reais e uma história que respeita a inteligência do espectador.

NOTA: 3.5/5


Nenhum comentário:

Postar um comentário