sábado, 1 de setembro de 2012

Celebridades (Celebrity)


Dir.: Woody Allen; Escrito por Woody Allen; Com Kenneth Branagh, Winona Ryder, Charlize Theron, Leonardo DiCaprio. 1998 - Europa (113 min. - 18 anos)


Quando, logo no início do filme, a palavra "help" (socorro, em inglês) aparece nos céus de Nova York, os habitantes da cidade ficam de boca aberta e olhos vidrados naquela aparição totalmente incomum. Mas o que parecia ser um ...sinal extraterrestre ou divino era apenas um avião que formou a tal palavra para que a cena de um filme fosse filmada, ou seja, aquilo que parecia ser algo tão extraordinário era algo simplesmente banal. E "Celebridades" toca nesta tecla diversas vezes.

Dirigido por Woody Allen, este filme de 1998 fala do mundo dos ricos e famosos por dois pontos de vista: o primeiro é de um jornalista/escritor/roteirista amador chamado Lee, vivido por Kenneth Branagh; o outro é a visão da ex-esposa de Lee, Robin, vivida por Judy Davis. Enquanto Lee almeja ser famoso e faz de tudo para se manter rodeado de celebridades como modelos e astros de cinema, Robin segue exatamente o camiho contrário. Ela nunca se importou em ser uma anônima até que o sucesso bate em sua porta quando ela conhece o produtor de TV, Tony, que a torna numa bem-sucedida apresentadora.

Filmado em preto-e-branco, a fotografia do filme é muito elegante, exatamante o oposto do mundo dos famosos. Apesar de ser superficialmente belo, o universo da riqueza e da fama é povoado por seres narcisistas, ninfomaníacos e infieis, além de ser abastecido por drogas pesadas e bebidas alcóolicas em abundância. Desde a estrela de cinema Nicole Oliver, à modelo internacional sem nome até chegar no galã Brandon Narrow, todo o mundo do estrelato está louco, e o mundo precisa cada vez mais dele para sobreviver. Realmente, precisamos de uma ajuda.

Além de Branagh e Davis, o filme conta como coadjuvantes de maior destaque Joe Mantegna como Tony e Famke Janssen como Bonnie, uma conhecida editora com a qual Lee tem um caso. Há também diversas participações especiais de Melanie Griffith, Leonardo DiCaprio, Charlize Theron, Winona Ryder, Hank Azaria entre outros, além de aparições relâmpagos de personalidades interpretando elas mesmas como é o caso do magnata Donald Trump.

Divertido, mas ao mesmo tempo melancólico, "Celebridades" não vê uma luz no fim do túnel, pelo contrário, termina também com o pedido de socorro nos céus de Nova York. Portanto, se não fizermos nada e continuarmos nos importando mais com a vida de pessoas que nem conhecemos ao invés daquelas próximas a nós e até da nossa própria vida, estaremos perdidos. É algo difícil, mas não podemos deixar que este pedido de socorro desapareça junto aos ventos da loucura. 


NOTA: 3.5/5

*trailer em francês

Nenhum comentário:

Postar um comentário