sábado, 1 de setembro de 2012

For Colored Girls (For Colored Girls)


Dir.: Tyler Perry; Escrito por Tyler Perry; Com Janet Jackson, Loretta Divine, Tandie Newton, Kimberly Elise. 2010 - Lionsgate (133 min.)


Qualquer um que saiba pelo menos um pouco sobre o mercado cinematográfico norte-americano conhece este nome: Tyler Perry. Para quem não o conhece, Perry é atualmente o diretor afro-americano mais conhecido e bem-sucedido com o público, principalmente o negro, nos EUA (mesmo que os críticos não gostem tanto de seus filmes). Além disso, Perry tem uma marca impressionante: em apenas seis anos, ele já dirigiu, escreveu e produziu onze longas. Curioso, afinal já tinha ouvido falar de Perry várias vezes, mas nunca havia visto um filme seu, resolvi assistir a um de seus projetos: no caso, "For Colored Girls".

O nono filme da carreira de Perry, "For Colored Girls" é baseado numa peça de 1975 chamada "For Colored Girls Who Have Considered Suicide When the Rainbow Is Enuf" e conta os dilemas de um grupo de mulheres negras da cidade de Nova York.

A maior qualidade do filme, sem dúvidas, é o seu elenco feminino. Com atrizes negras veteranas (Janet Jackson, Loretta Devine, Whoopi Goldberg) e ascendentes (Thandie Newton, Kerry Washington, Anika Noni Rose), são elas que fazem do filme algo especial e comovente. Isso sem falar nas performances, que são muito boas. Além disso, o roteiro de Perry também é bastante interessante, mesmo que às vezes escambe para o melodrama.

Um dos artifícios mais engenhosos do filme (talvez querendo aproximá-lo da peça) começa a ser usado apenas na segunda metade do longa: muitas personagens interpretam belos e poéticos monólogos de repente, durante um diálogo com outra personagem. Apesar disto causar um certo estranhamento de início, com o passar do tempo vê-se que esses monólogos são usados para ajudar na construção das personagens e de seus dramas.

Enfim, apesar de ser meio melodramático e um pouco longo demais (o relógio crava em 133 minutos), "For Colored Girls" é um filme bastante interessante, por causa de suas personagens como também por sua história triste, mas que traz uma bela mensagem de esperança. Então, se conseguir encontrá-lo (acho que só baixando ou, como eu fiz, assistindo no Netflix), tente assistí-lo. No mínimo vai ser uma experiência diferente. 


NOTA: 3.5/5


Nenhum comentário:

Postar um comentário