sexta-feira, 11 de maio de 2012

As Aventuras de Tintim (The Adventures of Tintin)


Dir.: Steven Spielberg; Escrito por Steven Moffat, Edgar Wright e Joe Cornish; Com Jamie Bell, Andy Serkis, Daniel Craig, Nick Frost, Simon Pegg. 2011 - Sony (107 min. - 10 anos)

Antes de ir ver "As Aventuras de Tintim" eu nunca havia lido nenhuma das histórias do jornalista belga. Eu conhecia o personagem e sabia de sua importância para a literatura, mas não podia dizer que era um fã dos quadrinhos de Hergé.

Entretanto, depois de ver o filme dirigido por Steven Spielberg e produzido por Peter Jackson, posso dizer que fiquei encantado com todo aquele mundo que para mim era algo novo.

O longa segue muito bem a cartilha dos filmes de aventura, cheios de cenas de ação de tirar o fôlego, viagens ao redor do mundo e personagens cativantes e divertidos. A química entre Tintim e o capitão Haddock vale por todo o filme, isso sem contar com o cãozinho Milú que protagoniza uma das melhores perseguições do filme.

Sobre as cenas de ação, uma palavra basta: espetaculares! A melhor delas sendo uma perseguição numa cidade marroquina, envolvendo carros, motos, explosões e tudo o mais.

Além do espírito de aventura constante, o longa tem outro grande benefício: a melhora na animação por captura de movimentos. Infelizmente, os rostos dos personagens continuam meio plastificados, mas a melhora nesta tecnologia relativamente recente é notável. Fazendo uma comparação entre este filme e outros que usaram a mesma tecnologia, como "O Expresso Polar" e "A Lenda de Beowulf", podemos ver o quanto este artifício evoluiu.

Para finalizar, resta a esperança de que o sucesso deste filme (na Europa, principalmente, onde o personagem é famosíssimo) leve à produção de outros longas baseados nos quadrinhos do belga Hergé, pois afinal, o que Hollywood mais precisa no momento é uma grande franquia. "Harry Potter" acabou, "Crepúsculo" está chegando ao fim, Harrison Ford está ficando velho para protagonizar novos episódios de "Indiana Jones", os filmes "Piratas do Caribe" vêm sofrendo uma brusca queda de qualidade, e por aí vai... E eu não teria o menor problema em ir ao cinema a cada três anos para acompanhar as novas aventuras de Tintim, Haddock e companhia.

NOTA: 4/5


Nenhum comentário:

Postar um comentário