sexta-feira, 11 de maio de 2012

Os Muppets (The Muppets)


Dir.: James Bobin; Escrito por Jason Segel e Nicholas Stoller; Com Jason Segel, Amy Adams, Chris Cooper, Rashida Jones. 2011 - Disney (109 min. - Livre)

"Os Muppets" é aquele filme que poderia ter dado muito errado. Afinal, para ressuscitar uma franquia que já estava há mais de uma década esquecida poderia ter sido usado um desses três caminhos: o primeiro seria fazer um filme apenas para os fãs, sustentando-se em piadas internas e referências ao passado das marionetes criadas por Jim Henson que apenas os admiradores de longa data entenderiam; o segundo caminho seria "idiotizar" o filme para que ele agradasse apenas às crianças, que logo após verem o filme iriam infernizar a vida de seus pais para que estes lhes compra$$em o$ produto$ dos Muppets; e finalmente, o terceiro consiste em fazer um filme para todos os nichos (crianças e adultos, fãs e novatos), que não fosse incompreensível para os novos adeptos, infantil demais para os adultos ou decepcionante para os fãs antigos. Não resta dúvidas de que a terceira opção é a melhor, mas também é a mais difícil de ser realizada.

Felizmente, "Os Muppets" segue o terceiro caminho com sucesso. Eu, por exemplo, nunca havia visto nada que fosse relacionado à franquia (filmes ou séries) e consegui aproveitar o filme numa boa.

A história é bem contada, os muppets principais são devidamente apresentados e as piadas são bem equilibradas entre adultas (geralmente relacionadas à cultura pop ou ao quão obsoletos os muppets estavam em pleno 2011) e infantis (em sua maioria, pastelão).
Eu diria que o filme em si tem poucos problemas. O primeiro deles é que falta um vilão forte, pois apesar da presença de um magnata que pretende demolir os estúdios dos Muppets para poder extrair petróleo no local, ele aparece pouco e nunca chega a amedrontar ou criar muita tensão nos momentos que aparece. Pode-se dizer que ele está ali só para dar o pontapé inicial na história e, às vezes, fazer algo de mal só pra mostrar serviço. E isso serve até para o clímax!

O segundo problema é a última cena, que mostra uma avenida de Los Angeles entupida de fãs dos Muppets. Eu a achei exagerada e bem forçada, ou seja, não me conveceu.
Porém, o grande problema do filme está ligado à dublagem. Não que ela seja malfeita, pelo contrário, mas é que essa história de dublar canção em filme live-action nem sempre dá certo. Neste caso, quando elas são cantadas pelos Muppets não há problema algum, mas quando são os humanos que cantam o bicho pega. A sincronia entre a canção adaptada para o português e os movimentos labiais dos atores, simplesmente, não fica boa e acaba soando falso.

Enfim, "Os Muppets" tem alguns probleminhas, mas mesmo assim, continua sendo uma boa recomendação.

NOTA: 3.5/5


Nenhum comentário:

Postar um comentário