Dir.: Alexander Payne; Escrito por Alexander Payne, Nat Faxon e Jim Rash; Com George Clooney, Shailene Woodley, Judy Greer. 2011 - Fox (115 min. - 12 anos)
"Os Descendentes" é um típico filme do diretor Alexander Payne: pessoas que já possuem experiência de vida (estão na meia ou terceira idade) são vítimas de uma guinada em suas vidas e têm que procurar uma forma de fazer as coisas funcionarem na nova ordem das coisas.
Em "Os Descendentes", George Clooney vive Matt King, um advogado bem-sucedido, mas que também conhece muito bem o funcionamento do mercado imobiliário, uma vez que ele junto com seus primos é dono de uma longa extensão de terra virgem em pleno Havaí.
Porém, quando sua esposa sofre um acidente de barco e entra em um coma irreversível, ele começa a ver o quanto ele foi ausente com sua família, tanto que sua esposa, por se sentir solitária, inicia um caso extraconjugal. E agora? Como Matt, um homem que nunca soube cuidar de sua família, vai criar sozinho suas duas filhas? Ele vai fazer a vontade de seus primos e vender a terra de seus ancestrais? Ele se vingará do homem com quem sua esposa estava saindo? São essas as respostas que "Os Descendentes" tenta responder.
Desenrolando-se ao som de muitas canções havaianas, o longa de Payne equilibra muito bem drama e comédia (exceto por seus últimos 10-15 minutos nos quais o filme escamba de vez para o drama) e traz personagens interessantes.
Matt é o homem que do nada é jogado na realidade, Alexandra (a filha mais velha. Sendo drogada e com tendências de se embebedar, vive em um colégio interno.) tem que aprender a se entender com os seus familiares, e Scottie (a filha mais nova) deve passar por uma grande perda numa fase bem importante em sua vida - a passagem da infância para a adolescência.
Além da família, personagens coadjuvantes roubam a cena diversas vezes, principalmente Sid, amigo imaturo de Alexandra, que acaba se aproximando da família King numa situação tão frágil como a morte da matriarca do clã.
Tudo isso tendo como pano de fundo o Havaí, mostrando que, como Matt narra no início do filme, as pessoas do paraíso havaiano são iguais a qualquer outra pessoa que vive em metrópoles infernais.
E se não fosse pelo ótimo elenco, "Os Descendentes" não seria nem metade do que é. Clooney está muito bem na pele do protagonista, assim como Shailene Woodley (da série "A Vida Secreta de uma Adolescente Americana"!) no papel da filha problemática. A pequena Amara Miller como Scottie também é incrivelmente simpática e faz um ótimo trabalho, e Nick Krause como Sid também está muito bem e rende alguns dos melhores momentos de todo o filme.
Indicado a cinco Oscars, incluindo melhor filme e ator, "Os Descendentes" não é a obra-prima que muitos dizem ser, mas entre os indicados ao grande prêmio é um dos mais interessantes e humanos. Não acho que mereça ganhar, mas se isso acontecer, pelo menos sei que foi um filme de qualidade.
NOTA: 4/5
Nenhum comentário:
Postar um comentário