Dir.: Gary Ross; Escrito por Gary Ross, Suzanne Collins e Billy Ray; Com Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson, Liam Hemsworth, Elizabeth Banks, Woody Harrelson. 2012 - Paris Filmes (142 min. - 14 anos)
Em 2003, o diretor Gary Ross lançou o drama de época "Seabiscuit - Alma de Herói". O filme foi indicado a alguns Oscars, incluindo melhor filme, e depois disso Ross não lançou mais nada. Até que ele foi anunciado como o realizador de um grande e esperado projeto: a adaptação para o cinema do livro "Jogos Vorazes".
Escrito por Suzanne Collins, "Jogos Vorazes" passa-se num mundo aparentemente pós-apocalíptico, no qual a América do Norte passa a se chamar Panem. Só que as mudanças não ocorreram apenas no nome, a democracia foi abolida e em seu lugar um governo totalitário, com sede n'A Capital, foi instalado. Além disso, o território foi dividido em doze territórios e os chamados Jogos Vorazes foram criados.
Servindo como uma resposta do governo a uma rebelião feita pelos cidadãos de Panem, os tais Jogos funcionam da seguinte forma: dois jovens, um menino e uma menina, entre 12 e 18 anos de cada distrito são escolhidos para participar da competição, os chamados Tributos. Só que nos Jogos Vorazes, esses jovens têm que lutar por sua sobrevivência até que apenas um participante sobreviva e seja declarado o ganhador dos Jogos.
É este o ponto de partida de toda a história. Katniss Everdeen, moradora do Distrito 12 (o mais pobre de todos e conhecido por suas minas de carvão), voluntaria-se a participar dos Jogos, para impedir que sua irmã mais nova vá e morra no combate, e junto dela é escolhido o jovem Peeta Mellark. E a partir daí, a história se desenrola e não posso contar muito mais.
Mas posso dizer que "Jogos Vorazes" não só é um bom filme, como pode também construir uma nova ótima franquia de sucesso.
Um dos grandes triunfos do filme é sem dúvida os vários aspectos políticos e sociais envolvidos na história, ou seja, não é daqueles filmes feitos só para gerar uma montanha de sequências, e sim uma produção inteligente e com algo a dizer.
Para começar, as alusões a regimes ditatoriais são frequentes. A própria Panem e a chamada Capital são símbolos de regimes totalitários. Além disso, numa das cenas mais interessantes do longa, é mostrado aos jovens que se inscreveram nos Jogos Vorazes um vídeo que supostamente explica o porquê da existência da competição, mas que na verdade é uma verdadeira propaganda do governo e dos valores da Capital. Mais ou menos como Hitler fazia com seus filmes-propaganda, que exaltavam o governo nazista.
O mundo do entretenimento também é bastante criticado. Somente a ideia de um reality show que consiste numa competição mortal entre adolescentes já mostra o quanto o filme está disposto a alfinetar os executivos de TV. No longa também são mostradas de forma convincente aquelas artimanhas usadas pelas emissoras e pelos participantes de realities para aumentar o IBOPE. No caso de "Jogos Vorazes", os participantes têm um mentor e é ele quem vai explicar aos jovens como eles podem arranjar mais patrocinadores (importantísssimos, já que são eles quem fornecem comida e remédios para os jogadores, ou seja, quanto mais patrocinadores alguém tiver, maiores as chances de sobrevivência). Para isso, vale tudo: criar alianças, criar inimizades, formar casais, inventar personas etc. Enfim, no fundo, os espectadores têm que gostar do participante senão ele está perdido.
Além dessas críticas, o filme comenta sobre vários outros assuntos como desigualdade social (a Capital riquíssima e o Distrito 12 paupérrimo), ideais de liberdade e revolução, ditadura da beleza, a morte e suas formas de tratamento e por aí vai.
Mas também se não fosse o elenco, "Jogos Vorazes" não seria tão bom. Jennifer Lawrence (Katniss), indicada ao Oscar por "Inverno da Alma" e revelada ao grande público por "X-Men: Primeira Classe" (ela interpretava a Mística), mostra que tem forças para carregar uma franquia nas costas. Josh Hutcherson como Peeta, também mostra que cresceu como ator e tem uma longa carreira pela frente. Elizabeth Banks como Effie, uma funcionária do governo responsável pelo sorteio dos participantes, também está adorável e realmente incorpora a personagem (que lembra uma versão futurista das mulheres do bairro de Harajuku, em Tóquio). Woody Harrelson como o mentor beberrão de Katniss e Peeta, Haymitch, também está ótimo e simpático. Até mesmo Lenny Kravitz (sim, ele mesmo!) está bem na pele de Cinna, o estilista da dupla do Distrito 12. E ainda que em papeis menores, Liam Hemsworth (como Gale, um grande amigo de Katniss), Donald Sutherland (como o Presidente Snow) e o sempre confiável Stanley Tucci (como o apresentador dos Jogos Vorazes, Ceasar Flickerman) deixam a sua marca no filme, sendo que os dois primeiros deixam a impressão de que vão se tornar personagens importantes nos próximos filmes.
NOTA: 4/5
Nenhum comentário:
Postar um comentário