quarta-feira, 9 de maio de 2012

Drive (Drive)


Dir.: Nicolas Winding Refn; Escrito por Hossein Amini; Com Ryan Gosling, Carey Mulligan, Bryan Cranston, Albert Brooks, Oscar Isaac, Ron Perlman. 2011 - Imagem Filmes (100 min. - 16 anos)

Dirigido por Nicolas Winding Refn, "Drive", sem dúvidas, foi esnobado pela temporada de prêmios, exceto pelo BAFTA, onde chegou a ser indicado a melhor filme. Apesar de não ser o melhor da temporada, o longa é muito bom e merecia mais atenção do público e das premiações.

O filme gira em torno do Motorista, interpretado por Ryan Gosling (que por sinal teve um ótimo ano no cinema), um homem que trabalha numa oficina de carros e que em meio expediente exerce a função de dublê de filmes de ação. Porém, para ganhar uma graninha extra, o Motorista também dirige para bandidos durante roubos, mas sempre com algumas condições: ele está a disposição de seus clientes apenas se o roubo durar até 5 minutos, um minuto antes e outro depois desse tempo, os criminosos estão por si sós; ele não participa do roubo; ele não carrega armas; ele apenas DIRIJE.

Entretanto, um dia ele conhece a sua vizinha Irene e seu filho Benicio e acaba se aproximando bastante dos dois, até que fica sabendo que o marido de Irene está preso, mas perto de completar a pena.

Um dia, então, o marido de Irene, Gabriel, volta da cadeia e está disposto a colocar sua vida de volta nos eixos. Porém, para pagar uma dívida, Gabriel é constantemente obrigado a voltar à bandidagem por criminosos, mesmo que não queira voltar. Entretanto, quando os bandidos passam a ameaçar a vida da esposa e do filho de Gabriel, o Motorista, querendo protegê-los, decide ajudar o ex-detento a executar seu último crime. Mas algo dá errado... Só pode dizer que aquelas regrinhas que impedem o Motorista de roubar, matar, etc. vão ser quebradas pelo próprio.

O elenco do filme, ancorado por um ótimo Ryan Gosling, conta também com os nomes de Carey Mulligan, Albert Brooks, Bryan Cranston, Christina Hendricks e Ron "Hellboy" Perlman: todos muito bem em seus respectivos papeis.

A direção de Refn também é bastante competente, seja em cenas que consistem apenas de diálogos como também em perseguições de carro e assassinatos. Não é por nada que Refn foi laureado com o prêmio de melhor diretor no Festival de Cannes 2011.

A trilha sonora, tanto a original, composta por Cliff Martinez, quanto a playlist de músicas é muita boa e consiste de ritmos eletrônicos sofisticados (mas ao mesmo tempo remanescentes dos anos 1970) e incrivelmente agradáveis aos ouvidos.

Enfim, é um filme que provavelmente vai passar desapercebido por nossos cinemas (principalmente pelo fato do filme ser bem diferente do trailer. O longa é um thriller moderno e original e foi vendido pela Film District e pela Imagem Filmes- distribuidoras norte-americana e brasileira do filme, respectivamente - como um mero filme de ação),mas que merecia receber muito mais atenção. Então, se "Drive" estiver passando numa sala de cinema próxima de você, procure assisti-lo, pois você não vai se arrepender.

NOTA: 4/5


Nenhum comentário:

Postar um comentário