Dir.: Judd Apatow; Escrito por Judd Apatow; Com Seth Rogen, Katherine Heigl, Paul Rudd, Leslie Mann. 2007 - Universal (129 min. - 16 anos)
Numa entrevista a Vanity Fair, Katherine Heigl, protagonista de "Ligeiramente Grávidos", declarou que acha o filme um pouco sexista. Bem, eu não diria isso. Realmente, o filme dirigido por Judd Apatow retrata os homens como pessoas divertidas e extremamente simpáticas. Mas também os retrata como individuos imaturos ao extremo. Enquanto isso, as mulheres são mostradas como pessoas centradas, com trabalho e família para se preocupar, entretanto possuem personalidades bem difíceis. Em resumo, o filme pode pender um pouco a favor dos homens (afinal o filme foi escrito por um homem), mas no geral retrata as qualidades e os defeitos de ambos os sexos.
Esta oposição entre homens e mulheres já começa na primeira cena do filme. Nela, enquanto Ben e seus amigos ficam brincando na beira da piscina e fumam um baseado, Allison acorda cedo e se arruma para ir trabalhar. E assim o filme vai até o final, passando, é claro, pela própria premissa do filme.
Ben é um maconheiro desempregado de vinte e poucos anos que mora com os amigos e monta ao lado deles um site chamado Carne das Estrelas, no qual qualquer um pode pesquisar as cenas de nudez de seus astros favoritos. Já Allison é uma mulher dedicada ao seu trabalho no canal E! Entertainment, mas que ainda mora na mesma casa que sua irmã, Debbie, que já possui marido e filhas.
Num belo dia, Allison é promovida e resolve sair para comemorar junto com Debbie. Já na boate ela conhece Ben e os dois se embebedam e se dão muito bem, o que claro vai acabar na cama. O problema é que, devido a uma falha na comunicação entre os dois (olha as oposições!), Ben transa com Allison sem camisinha, o que vai ter resultado oito semanas mais tarde quando ela descobre que está grávida.
Começa, então, uma verdadeira jornada para Ben se tornar um homem mais responsável, capaz de passar um dia sem fumar maconha e para Allison, que tenta fazer seu relacionamento com Ben dar certo (afinal ela quer que seu filho tenha um pai presente).
Para começo de conversa, "Ligeiramente Grávidos" é ao mesmo tempo muito parecido, mas também muito diferente do filme anterior de Apatow: "O Virgem de 40 Anos". Ambos têm em comum o humor típico de Apatow, com muitas referências ao sexo e às drogas, mas ao mesmo tempo, enquanto o filme com Steve Carell era uma comédia declarada, "Ligeiramente Grávidos" flerta bastante com o drama.
Os próprios temas abordados pelo filme são mais maduros do que aqueles abordados em "O Virgem de 40 Anos". Gravidez, família, responsabilidades... Tudo isto colabora para a formação de um filme mais sério, mas nem por isso menos engraçado. Apesar de não ser hilário como "O Virgem de 40 Anos", "Ligeiramente Grávidos" possui cenas bastante engraçadas também.
O elenco colabora bastante. Seth Rogen e Katherine Heigl estão ótimos em seus respectivos papéis e possuem muita química juntos, assim como Paul Rudd e Leslie Mann como Pete e Debbie, que mesmo em personagens secundários roubam certas cenas do filme para si, tanto que ambos vão estrelar este ano "This Is Forty", uma quase continuação de "Ligeiramente Grávidos".
Em resumo, "Ligeiramente Grávidos" não chega ao mesmo nível de "O Virgem de 40 Anos", mas ainda assim possui qualidades o suficiente para ser considerado um bom filme.
NOTA: 3.5/5
Nenhum comentário:
Postar um comentário