segunda-feira, 21 de maio de 2012

Tá Rindo do Quê? (Funny People)


Dir.: Judd Apatow; Escrito por Judd Apatow; Com Adam Sandler, Seth Rogen, Leslie Mann, Eric Bana. 2009 - Universal (146 min.)

O título original de "Tá Rindo do Quê?" sem dúvida é bem melhor. "Funny People" é mais poético, mais conciso e resume bem os personagens do filme, mesmo assim acho que dá para entender porque os tradutores escolheram o titulo atual. Realmente não tem muito do que rir em "Tá Rindo do Quê?". Não que o filme seja ruim, longe disso! Mas, na verdade, ele está longe de ser uma COMÉDIA que nem o seu trailer mostra.

Este terceiro filme dirigido por Judd Apatow é claramente o mais maduro e o mais sério do diretor. Tudo bem que as piadas sobre pênis, sexo e afins ainda estão presentes, mas as piadas sobre drogas, tão comuns em seu filme anterior, "Ligeiramente Grávidos", somem por completo (ou quase) em "Tá Rindo do Quê?". Cenas de sexo esdrúxulas como as vistas em "O Virgem de 40 Anos" não marcam presença aqui, muito menos o seu humor escrachado. Para falar a verdade, as piadas mais pesadas estão presentes quase que em apenas algumas cenas de "stand-up comedy" exibidas no filme.

Aqui os diálogos tomam conta. As discussões são mais serias com temas como família, morte, felicidade etc. Resumindo, é um filme-reflexão feito por um dos maiores nomes da comédia atual.

O protagonista do longa é George Simmons, um comediante de grande sucesso em Hollywood, dono de uma enorme mansão e de uma milionária conta bancária. Porém, apesar de todo luxo e riqueza, George está bastante deprimido. O por quê? Ele descobriu que sofre de um tipo de leucemia cuja "cura" apenas funciona para 8% dos casos, ou seja, as suas chances de viver são poucas.

Num desses dias de depressão, ele resolve ir a um clube de comédia fazer a sua primeira apresentação de "stand-up" em anos. A apresentação é um desastre e o comediante que o sucede, Ira Wright, caçoa horrores dele. Mesmo assim, George se surpreende com o talento do moço e lhe faz uma proposta irrecusável: ser o seu assistente pessoal. Ira aceita o convite e daí tem início uma grande amizade. Entretanto, antes de partir, George deseja resolver algumas questões pendentes, entre elas um antigo caso amoroso mal-resolvido. Assim, George e Ira se unem e começam a resolver essas questões antes que seja tarde demais.

Uma das maiores qualidades de "Tá Rindo do Quê?" são as sua críticas ao show business hollywoodiano. Entre elas estão os filmes protagonizados por George como "Merman", no qual um homem possui uma cauda igual a de um tritão, e "Redo", em que um homem adulto vira um bebê. Os filmes são péssimos e a maior sacada desta piada recorrente é que o intérprete de George, Adam Sandler, é mestre em aparecer neste tipo de filme (alguém disse "Cada um Tem a Gêmea que Merece"?). Outra piada frequente diz respeito a um programa fictício de TV chamado "Yo, Teach", protagonizado por um dos amigos de Ira, interpretado por Jason Schwartzman. A série é uma verdadeira vergonha e, claro, é caçoada por todo o elenco do filme.

Por falar em elenco, este também é muito bom. A dupla de protagonistas, Adam Sandler e Seth Rogen, é ótima e realmente merece um filme. Outra que chama a atenção é Leslie Mann como Laura, a grande paixão da vida de George. Aqui ela tem chance de mostrar o seu potencial dramático, algo que não teve muita oportunidade em "O Virgem de 40 Anos" nem em "Ligeiramente Grávidos". Os grupo de coadjuvantes também é muito bom com nomes como Eric Bana, Jonah Hill e Jason Schwartzman.

Porém, "Tá Rindo do Quê?" tem alguns problemas. O primeiro é a quantidade de merchandising que é feito nesse filme. São tantas marcas sendo citadas e ganhando espaço no tempo de projeção, a principal delas sendo o My Space, que às vezes o filme parece mais um comercial. Apatow tenta encaixar este merchandising todo na história de forma coerente, mas ainda assim fica meio forçado.

Outra falha é a longa duração do filme. Nada contra filmes longos, mas "Tá Rindo do Quê?" possui 146 minutos sem a menor necessidade. Algumas vezes sente-se até que Apatow tenta esticar o filme a qualquer custo, o que leva a alguns momentos de monotonia.

Fora isso, "Tá Rindo do Quê?" é um filme simpático, nada mais, nada menos.

NOTA: 3/5


Nenhum comentário:

Postar um comentário